Ao contratar um seguro, sempre surgem algumas dúvidas básicas, além de termos complicados! “Endosso” é um exemplo disso! Você sabe o que é e para que serve? Então, leia o post e saiba mais!
No setor de seguros há uma série de nomes técnicos que às vezes os clientes têm dificuldade para entender o significado e o funcionamento. O chamado endosso é um desses termos. Neste texto, iremos explicar o que se trata o endosso no mundo dos seguros e como ele interfere no contrato adquirido por você. Confira!
O que é endosso?
O endosso é o documento gerado pela seguradora que atesta qualquer alteração no contrato de um seguro. No caso dos seguros, ele é utilizado para especificar e registrar modificações feitas na apólice, sejam elas de inclusão, exclusão, transferência e outros. Toda alteração que seja feita em um contrato de seguro auto, residencial, vida, condominial ou empresarial, gera um endosso.
No caso dos seguros para veículos, o tipo mais comum de endosso é realizado para registrar a substituição do veículo segurado pela apólice ou a inclusão/exclusão de garantias no contrato assinado. O endosso normalmente também gera uma alteração nos valores pagos pelo cliente e pela seguradora em caso de sinistro, uma vez que toda alteração na apólice também gera modificações nos cálculos de prêmio.
O seguro é, na prática, a precificação monetária dos riscos ao qual o bem segurado está sujeito. Todo fator que altere estes riscos também irá influenciar nos valores acertados pelo contrato. Calcula-se o endosso através dos valores de prêmio que estejam em vigor na data da alteração do contrato. Como se altera os dados do contrato, a realização do endosso quase sempre resulta em preços diferentes para as coberturas e franquias. Em caso de diferença maior do que o preço original, a quantia restante é cobrada do cliente segurado.
Principais causas de endosso
Veja agora, alguns dos principais fatores que causam endosso e alteração de cláusulas no contrato dos seguros para veículos.
- Exclusão ou inclusão de coberturas: O segurado percebeu que deveria ter contratado menos ou mais garantias para seu veículo. Ele solicita o endosso para exclusão ou inclusão de coberturas
- Mudança de endereço: A circulação de tráfego e a segurança da área onde o segurado vive são fatores que interferem nos níveis de risco. Quando o segurado se muda, deve haver o endosso do seguro.
- Substituição de veículo: Um dos tipos mais comuns de endosso acontece quando o segurado troca de veículo durante a vigência do contrato. A alteração do veículo interfere no cálculo dos riscos, gerando um endosso.
- Troca de pernoite do veículo: Todos os fatores de risco são levados em conta para se calcular o prêmio de um seguro. Inclusive, o local onde o veículo passa as noites. Carros que ficam na rua, por exemplo, tem um seguro maior do que os que ficam em uma garagem. A alteração deste local exige o endosso.
- Local de circulação do veículo: Alteração acontece quando segurado muda de emprego, o que altera também o habitual local de circulação do bem segurado.
O pedido de endosso do contrato pode ser feito diretamente junto ao seu corretor de seguros. Faça a sua cotação de seguros conosco sem nenhum custo!
