Dúvidas? Fale conosco agora mesmo:

+55 (27) 3362-1436 | +55 (27) 99509-6111 | atendimento@uniex.net.br

Como funciona aposentadoria privada – Entenda de uma vez por todas

Previdencia-Privada-Como-Funciona-Vale-a-pena


Como Funciona a aposentadoria privada? Essa é uma das dúvidas constantes que as pessoas tem, por isso vamos esclarecer abaixo tudo sobre a previdência privada e como você pode se beneficiar dela.

Como funciona aposentadoria privada?

A aposentadoria privada mais conhecida como previdência privada é um investimento que não faz parte do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), ela serve como complemento da aposentadoria social do INSS já que esta na maioria das vezes, não é suficiente para garantir um bom salário. O objetivo final da previdência privada é garantir um futuro com mais estabilidade e qualidade de vida.

E qual a diferença entre Previdência Privada e Previdência Social?

A previdência social faz parte do governo, é administrada pelo INSS,  existem alguns benefícios como: todo brasileiro que trabalha sob regime CLT é um segurado da previdência social, ampara aposentados ou trabalhadores em caso de acidentes, doenças ou gravidez. Mas também existem desvantagens por exemplo o teto de aposentadoria em 2017 é R$5.578, ou seja mesmo se você tiver recebido um valor maior de salário durante o tempo em que trabalhou, não receberá mais que isso.

Já nos planos de previdência privada é possível escolher o valor da contribuição e o tempo que será feito. Uma pessoa pode começar a contribuir com baixo investimento, por exemplo R$200,00 por ano ou um valor bem maior. È claro que quando essa pessoa começar a usar essa previdência o valor que ela receberá será proporcional ao valor que ela pagou. Outra vantagem da previdência privada é que é possível retirar o valor investido caso a pessoa desistir do plano.

Nos 2 casos existem 2 formas de cobrança de imposto, a primeira é a tabela regressiva, que possibilita o resgate do dinheiro de uma só vez, a segunda opção é a progressiva, que é para aquelas pessoas que preferem receber o dinheiro mensalmente.

Os 2 tipos de Previdência Privada

Aberta: Qualquer pessoa pode contratar um plano de previdência privada através de um banco, seguradora ou corretora, que são fiscalizados pela SUSEP. O principal diferencial é que os depósitos podem ser retirados durante a acumulação do valor.

Os 2 tipos de planos abertos são:

  • PGBL (Plano Gerador de Beneficio Livre): È indicado para pessoas com uma renda maior, pois o valor pago é abatido no Imposto de Renda. O valor correspondente máximo é de até 12% sobre a renda do investidor.
  • VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre): A diferença para o PGBL é que o imposto é pago somente sobre os rendimentos a longo prazo e não pode ser abatido no Imposto de Renda. Quando o dinheiro é sacado, o imposto é cobrado sobre o rendimento do dinheiro investido. Esse tipo de plano é ideal para longo prazo.

Fechada: È indicado para profissionais de uma empresa, sindicatos ou entidades de classe. Esse tipo de plano o funcionário contribui com uma parte do seu salário, e a empresa contribui com outra parte, 50% do valor de cada parte. Na previdência privada fechada o funcionário pode restituir até 12% do Imposto de Renda.
A empresa pode aderir os seguintes planos: PGBL, VGBL, Plano Tradicional e FAPI.

Nos planos de previdência privada é possível escolher se a renda será vitalicia ou somente por um determinado período. Quem contrata o plano também pode escolher a opção dos filhos e o parceiro continuarem a receber a renda caso a pessoa morra.

Não existe idade para começar a investir na previdência privada, você pode por exemplo contratar para você, ou para o seu filho sendo ele um bebê ou com maior idade, garantindo uma estabilidade financeira futura.

È indicado fazer um plano de previdência privada?

A previdência social muda a todo momento, isso faz com que fiquemos inseguros sobre os benefícios no futuro, se você quer garantir 100% sua segurança financeira, o ideal é com certeza ter uma previdência privada, se você estiver interessado você pode fazer sua cotação gratuita 100% online aqui, iremos te indicar o melhor plano que se encaixe ao seu perfil e necessidades. Ou entre em contato com a gente abaixo:




Posts Relacionados

Pin It on Pinterest

Share This