O seguro residencial, como o próprio nome sugere, é aquele destinado à proteção de casas e apartamentos, sejam eles de moradia permanente ou de veraneio.
Quando se trata de seguro para residência a maioria das pessoas pensa em coberturas para incêndio ou para roubo, no entanto esse tipo de seguro tem a finalidade de proteger o patrimônio como um todo, seja a estrutura do imóvel ou seu conteúdo, através de diversas coberturas adicionais e serviços de assistências 24 horas.
Para isso, levam-se em conta, principalmente, as características do imóvel, o conteúdo existente (móveis, utensílios, eletrodomésticos, etc.) e as reais necessidades do morador.
Na contratação de um seguro para residência, é importante avaliar as garantias e o valor segurado de cada cobertura que será incluído na apólice. (O valor segurado também é chamado de LMI – Limite Máximo de Indenização).
O valor segurado, ao contrário do que muita gente pensa, não deve ser determinado a partir do valor do imóvel, mas sim dos custos para reconstrução e reposição dos bens que possam ser roubados ou danificados em um eventual incidente.
Para determinar o custo de reconstrução, leva-se em conta o valor do metro quadrado, incluindo os acabamentos. Já o valor de reposição dos bens do interior da casa é estimado após um simples levantamento, feito pelo proprietário e, em alguns casos, após perícia da seguradora.
Assim como no seguro de automóvel, no seguro residencial também há aplicação de franquia ou POS (Participação Obrigatória do Segurado). Para quem não sabe, é ela que estipula o valor mínimo de prejuízo necessário para que o seguro possa ser acionado, ou a quantia que deve ser desembolsada pelo segurado em caso de sinistro.
A franquia é cobrada apenas em algumas coberturas, como danos elétricos, vendaval, impacto de veículos e escritório em residência, e não costuma ultrapassar 10% do valor do prejuízo, tendo um valor mínimo estipulado. Além disso, a franquia ou POS do seguro residencial é descontada do valor da indenização feita pela seguradora.
Existem muitas opções de seguros residenciais no mercado que oferecem proteção à sua residência. Você precisa avaliar quais são os melhores para proteger o seu patrimônio dos riscos a que está exposto.
Para isso, nossa equipe está treinada e capacitada para atendê-lo e orientá-lo na escolha da seguradora e das coberturas que são necessárias em relação aos riscos que podem afetar o seu patrimônio.
PRINCIPAIS COBERTURAS
Incêndio: É a cobertura básica do seguro residencial. Todos os planos contém essa proteção, que dá suporte contra fogo, explosão e queda de raio, independente se a ocorrência tenha sido iniciada em sua própria casa ou no vizinho. Essa cobertura garante a estrutura do imóvel e o conteúdo atingido.
Roubo e Furto: Todos os bens materiais que compõem o conteúdo do imóvel têm a garantia do seguro. No entanto, dependendo da seguradora, determinados bens podem ser excluídos ou só estarão cobertos se destacados na apólice. O seguro não cobre furto simples, que é o desaparecimento de um bem sem qualquer vestígio.
Danos Elétricos: Cobre os prejuízos em eletroeletrônicos causados por um curto-circuito ou por queda de raio fora da sua casa.
Queda de Aeronaves e Impacto de Veículos: São duas coberturas bastante válidas, porque se ocorrer um acidente dessa ordem os danos são grandes. Por ter custo muito baixo, estas coberturas devem ser incluídas no seguro como opcionais, se já não constarem na cobertura básica, o que depende de cada seguradora.
Vidros: Cobre a quebra de vidros internos, externos, espelhos e box, desde que instalados de forma fixa no interior da residência.
Responsabilidade Civil Familiar: Garante indenizações que possam ser cobradas, judicialmente, por outras pessoas que tenham sido prejudicadas involuntariamente por você, ou por quem mora ou trabalha na sua casa, ou ainda, por seus animais de estimação. Você também recebe o reembolso de despesas com custas judiciais e honorários de advogados. Essa cobertura cobre, ainda, danos físicos causados a outras pessoas por objetos que caiam da janela da sua casa ou por quedas na calçada molhada em frente à sua residência, por exemplo.
Vendaval: Esta cobertura garante, até o limite contratado, a indenização por perdas e danos materiais diretamente causados aos bens segurados por vendaval, sendo considerado vendaval, ventos com velocidade superior a 54km/h.
Perda e Pagamento do Aluguel: garante o pagamento ou a perda do aluguel no caso de não poder permanecer ocupado devido sinistro coberto pela apólice. A indenização pode se dar tanto pelo reembolso do aluguel pago a terceiro, quanto a perda do aluguel devido a casa não poder ser habitada.
Desmoronamento: Garante indenização de perdas e danos materiais ocorridos em razão de desmoronamento parcial ou total de imóveis existentes no local segurado causado por qualquer fator, inclusive, convulsões da natureza.
Assistência Residencial: Além dessas coberturas adicionais, o seguro residencial pode agregar múltiplos benefícios do serviço Assistência 24h para atender a emergências, como chaveiro, eletricista e encanador, limpeza, segurança, substituição de telhas, limpeza de caixa d´água, conserto de eletroeletrônicos, etc.