Dúvidas? Fale conosco agora mesmo:

+55 (27) 3362-1436 | +55 (27) 99509-6111 | atendimento@uniex.net.br

Endosso: você sabe o que significa esse termo no setor de seguros?

o que significa endosso


Ao contratar um seguro, sempre surgem algumas dúvidas básicas, além de termos complicados! “Endosso” é um exemplo disso! Você sabe o que é e para que serve? Então, leia o post e saiba mais!

No setor de seguros há uma série de nomes técnicos que às vezes os clientes têm dificuldade para entender o significado e o funcionamento. O chamado endosso é um desses termos. Neste texto, iremos explicar o que se trata o endosso no mundo dos seguros e como ele interfere no contrato adquirido por você. Confira!


O que é endosso?

O endosso é o documento gerado pela seguradora que atesta qualquer alteração no contrato de um seguro. No caso dos seguros, ele é utilizado para especificar e registrar modificações feitas na apólice, sejam elas de inclusão, exclusão, transferência e outros.
Toda alteração que seja feita em um contrato de seguro auto, residencial, vida, condominial ou empresarial, gera um endosso.

No caso dos seguros para veículos, o tipo mais comum de endosso é realizado para registrar a substituição do veículo segurado pela apólice ou a inclusão/exclusão de garantias no contrato assinado.
O endosso normalmente também gera uma alteração nos valores pagos pelo cliente e pela seguradora em caso de sinistro, uma vez que toda alteração na apólice também gera modificações nos cálculos de prêmio.

O seguro é, na prática, a precificação monetária dos riscos ao qual o bem segurado está sujeito. Todo fator que altere estes riscos também irá influenciar nos valores acertados pelo contrato. 
Calcula-se o endosso através dos valores de prêmio que estejam em vigor na data da alteração do contrato. Como se altera os dados do contrato, a realização do endosso quase sempre resulta em preços diferentes para as coberturas e franquias. Em caso de diferença maior do que o preço original, a quantia restante é cobrada do cliente segurado.

Principais causas de endosso

Veja agora, alguns dos principais fatores que causam endosso e alteração de cláusulas no contrato dos seguros para veículos.

  • Exclusão ou inclusão de coberturas: O segurado percebeu que deveria ter contratado menos ou mais garantias para seu veículo. Ele solicita o endosso para exclusão ou inclusão de coberturas
  • Mudança de endereço: A circulação de tráfego e a segurança da área onde o segurado vive são fatores que interferem nos níveis de risco. Quando o segurado se muda, deve haver o endosso do seguro.
  • Substituição de veículo: Um dos tipos mais comuns de endosso acontece quando o segurado troca de veículo durante a vigência do contrato. A alteração do veículo interfere no cálculo dos riscos, gerando um endosso.
  • Troca de pernoite do veículo: Todos os fatores de risco são levados em conta para se calcular o prêmio de um seguro. Inclusive, o local onde o veículo passa as noites. Carros que ficam na rua, por exemplo, tem um seguro maior do que os que ficam em uma garagem. A alteração deste local exige o endosso.
  • Local de circulação do veículo: Alteração acontece quando segurado muda de emprego, o que altera também o habitual local de circulação do bem segurado.

O pedido de endosso do contrato pode ser feito diretamente junto ao seu corretor de seguros. Faça a sua cotação de seguros conosco sem nenhum custo!




Posts Relacionados

Pin It on Pinterest

Share This