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10 maiores dúvidas sobre seguros para condomínios



Escolher um plano de seguro que atenda às necessidades do condomínio não parece uma tarefa tão simples. É importante levar em consideração as necessidades e prever possíveis ocorrências que possam ser solucionadas com a contratação de uma seguradora. Veja as 10 maiores  dúvidas sobre seguros para condomínios e o que fazer antes de escolher a cobertura ideal para o seu condomínio:

As 10 maiores dúvidas na hora de contratar um seguro para condomínio

  • Quando é necessário contratar o seguro?

O seguro deve ser contratado em até 120 dias após a concessão do Habite-se ou assim que houver imóveis sendo habitados

  • O seguro é realmente obrigatório?

Sim. O seguro é obrigatório pela lei, segundo o artigo 1.346 do Código Civil.

  • O seguro cobre qualquer emergência que ocorrer no condomínio?

Depende. Existem dois tipos de coberturas: a simples e a ampla. Cada uma cobre ocorrências diferentes. Verifique o plano proposto pela seguradora.

  •  É necessário ter escritura para fazer um seguro?

Para contratar o seguro não é necessário ter a escritura do imóvel. Mas em caso de acionamento é importante apresentar a Certidão de Registro do Imóvel.

  • No caso de contratação da cobertura simples é possível acrescentar alguma cobertura adicional?

São vários danos que podem ser acrescentados na cobertura adicional. Entre eles são: danos elétricos, queda de aeronaves, vendaval, furacão, ciclone, tornado, granizo, equipamentos móveis e estacionários, responsabilidade civil do síndico, incêndio, entre outros. Se for necessário adicionar várias coberturas adicionais, verifique a possibilidade de optar pela cobertura ampla, que abrange mais emergências e pode atender as necessidades do condomínio.

  • Se o condomínio possui seguro, é necessário fazer também um seguro residencial?

Essa é uma decisão dos moradores. Os seguros de condomínio abrangem as áreas comuns. Já os seguros residenciais visam proteger tanto os bens materiais, como as estruturas físicas. É uma segurança a mais e que pode evitar transtornos e despesas em casos de emergências, como uma explosão causada por um morador dentro do imóvel.

  • Quem pode representar o condomínio perante a seguradora?

Como representante do condomínio, o síndico é quem vai definir a empresa e o seguro, sendo responsável também pela renovação.

  • A assistência de cobertura é 24 horas?

Essa é uma questão que varia de acordo com a seguradora, por isso vale à pena verificar o que está na cobertura do seguro contratado. Alguns seguros incluem 24 horas serviços como, por exemplo, serviço hidráulico, chaveiro, fixação de antena coletiva, entre outros.

  • Em caso de acionamento do seguro, qual é o período para receber a indenização?

Após enviar a documentação necessária para a seguradora, a lei prevê até 30 dias para receber a indenização.

  • No caso de imóveis alugados como o seguro faz a indenização?

Se for necessário acionar o seguro, o locatário deverá apresentar o contrato de locação para receber a indenização.




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